Everton
Natãn
3ºB
Professora: Ariane
Física nos esportes
Sinuca
Apesar de
ser um dos esportes mais populares no Brasil, a sinuca é muito mais complexa do que
parece. Mas o que está por trás das tacadas certeiras? Vários cálculos de física! Nesse post vamos te explicar
como:
·
Vertentes
O bilhar, a sinuca e a Bola 8 são nomes populares, e o que muda
basicamente é a origem e as regras. O bilhar é um termo geral, que agrupa os
esportes praticados em uma mesa com tacos e bolas. Já a sinuca, que utiliza as caçapas,
é a modalidade mais famosa.
A modalidade que estamos mais familiarizados a
jogar é a Bola 8, com diferença entre bolas maiores e menores, e a derrubada da
esfera preta no final.
·
A mesa
É fundamental que a mesa possua uma superfície
completamente lisa, pois é o que faz com que as bolas deslizem corretamente.
Sem uma boa mesa, até o melhor jogador contaria apenas com a sorte.
O
processo de fabricação das mesas exige perfeição, apesar de ser massificado. O
material comumente usado na confecção é a ardósia, uma pedra que pode se
transformar em uma placa totalmente plana.
·
A física
Vamos
começar pelo lance mais comum da sinuca: a batida entre as bolas brancas e as
demais. Esse lance pode ser explicado pelo fenômeno físico da colisão – que é
praticamente o mesmo da Lei de Newton (ação e
reação) – ou
seja, quanto mais forte for a tacada, mais forte será a velocidade atingida
pela bola.
A fórmula que pode ser aplicada neste caso é a do
cálculo de Trabalho:
W = F x d, com “W”
sendo Trabalho (também representado pela letra grega tau); “F” de força, e “d”
é o vetor de deslocamento da bola.
A massa da esfera e a aceleração da batida são duas variáveis que
constituem a força necessária para mover a bola. Além disso, o raio “r”, o centro de gravidade “G”, e a altura do taco “h” são fatores
relevantes na hora da tacada.
Para que
a bola atinja a maior distância possível, a fricção entre a mesa e as duas
esferas precisa ser mínima. Assim, a energia cinética do golpe não é transferida apenas
para o momento do contato, e sim para o outro objeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário