quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A Física no Atletismo





   Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. 
Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância. 

 O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C. 

 O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo. 

 Mas onde encontramos a física neste esporte tão conhecido ? É o que veremos a seguir.

    As leis da física e o atletismo 
Nas provas de atletismo e suas diversas modalidades estão muito presentes as leis que regem movimentos, velocidade, força, inércia e, especialmente, o atrito. 
  • Corrida: na corrida, por exemplo, o atleta deve pensar na aceleração, distância e impulso, buscando minimizar os efeitos do atrito. Já falamos aqui sobre a corrida de 200 metros rasos e os movimentos presentes nesta prova. 
  • Salto à distância: já no caso do salto à distância o atleta deve atingir a velocidade máxima antes do salto, que deve acontecer num ângulo de 45º. Dessa forma, a trajetória parabólica irá atingir a distância máxima.
  

   
  

ALUNOS: Daiane Comune, Emily Gomes, Giovanna Rafael, Letícia Bernardes e Letícia Silva



Um comentário:

  1. http://azeheb.com.br/blog/fisica-no-esporte-atletismo/
    e
    http://pre.univesp.br/a-fisica-no-atletismo#.W3MW6M5KjX4

    ResponderExcluir