Física no esporte: Salto com vara

  • Grupo 01: Beatriz Gomes de Matos 04, Brígida Lara Silva Bueno 05 e Júlia Silvério Labigalini 21. 
  • Professora: Ariane
  • 3º Ano B



A física no esporte: salto com vara


O esporte tem origem na Europa, quando as pessoas utilizavam de longas e finas varas para saltar de um lado a outro de córregos e canais. Com o passar do tempo esta técnica foi incorporada em competições que mediam a distância, e não a altura. O esporte como conhecemos hoje surgiu por volta de 1850, na Alemanha.
A modalidade foi introduzida nas Olimpíadas gregas, em 1896. Os recordes mundiais estabelecidos são de 6,1 metros para os homens, altura alcançada pelo francês Renaud Lavillenie, e 5,06 metros para as mulheres, marca da russa Yelena Isinbayeva.

Física

O movimento realizado pelos atletas no salto com vara se caracteriza basicamente pela transformação da energia cinética em energia potencial gravitacional.
Para conseguir atingir grandes alturas, o atleta precisa correr o máximo que puder, isso enquanto carrega a vara, acumulando energia cinética e então posicionar a vara no encaixe no solo e transformar esta energia cinética em energia potencial elástica, deformando a vara que dará impulso ao atleta, elevando-o a certa altura, e se torna energia potencial gravitacional ao atingir a altura máxima possível.
A velocidade atingida durante a corrida define a energia cinética disponível para o salto. Considerando que esta energia não seja dispersada por outros fatores, como a resistência do ar, então a energia potencial gravitacional atingida na altitude máxima será a mesma energia acumulada no fim da corrida.



Exemplo:
Um atleta de 70kg atinge a velocidade de 10m/s no embalo de um salto com vara. Admitindo que não hajam forças decipativas e que a aceleração da gravidade é : g= 10m/s². Indique a altura alcançada pelo atleta:


EMI=EMF

ECI+EPI=ECF+EPF

MV0²/2 + 0 = 0 + MGH

MV0²/2 = MGH

10²/2 = 10H

100/2 = 10H

50/10 = H

H= 5 m


Nenhum comentário:

Postar um comentário